quinta-feira, 16 de abril de 2009

TV, Escola e Educação

Na sua opinião, que preconceitos ainda cercam a televisão impedindo um trabalho mais efetivo entre TV, Escola eEducação?

“Nem vilã nem salvação da lavoura. A TV deve ser uma geradora de discussões.”

A televisão pode ser utilizada como recurso instrucional, porém essa escolha requer cautela e discernimento. Existe uma infinidade de programas que contribuem para o afastamento entre educadores e televisão, pois são programas que não tem nada a oferecer para ajudar na aprendizagem. Alguns autores defendem que mesmo esses programas podem gerar discussões pertinentes ao desenvolvimento social dos educandos, sem, portanto considerar o grau de maturidade dos indivíduos para realizar tais discussões. Dessa forma acabam dispondo de um tempo que poderia ser utilizado de outra forma.
Por outro lado, existem vídeos e imagens, bem como programas educativos mostrados na TV que são extremamente criativos, deixam sua mensagem sem utilizar teorias para fazê-lo. São difíceis de encontrar, mas não impossíveis. Nesse caso o educador precisa ter clareza do que pretende trabalhar com seus alunos e tentar buscar relações com a TV. É necessária uma postura crítica que pode ser trabalhada e desenvolvida na escola. Para tanto, precisamos abandonar a idéia de que tudo que a TV proporciona é ruim.

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