Propiciar aos educandos uma análise sobre as possibilidades de inclusão social e profissional que a escola pública vem oferecendo aos estudantes brasileiros ao longo de sua história.
Compreender o acesso das classes populares à Educação através dos tempos.Discutir a dicotomia entre o ensino básico e o profissionalizante.
Duração das atividades: 6 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação brasileira;
Conceitos de sistema capitalista; desigualdade social;
Luta de classes.
Estrutura Curricular: Ensino Médio na Modalidade Normal / História e Filosofia da Educação / inclusão social e profissional na escola pública.
Autor: Fernanda Gerônimo da Cunha Alves
Instituição: Centro Universitário Geraldo Di Biasi
Co-autor: Viviane Batista da Silva
Estratégias e recursos da aula:
O programa foi desenvolvido para se trabalhar com jovens no Ensino Médio, a fim de promover discussões pertinentes ao momento atual além de contribuir para a construção de conceitos nos jovens da sociedade. Os recursos foram sugeridos pela professora Abigail através do portal do professor.
Observação da Realidade Histórica da Educação
Expor os objetivos da aula, pontuando assuntos sobre a História da Educação Brasileira para complementar e enriquecer as discussões.Promover discussões sobre o tema, fazendo uma correlação entre os acontecimentos históricos da educação no passado e sistema atual, apresentando uma charge, seguida de perguntas reflexivas, que retrata situações do cotidiano de muitas famílias e estudantes brasileiros, principalmente com o início da escolarização na educação infantil. Disponível em: Fonte: http://chermontlopolis.files.wordpress.com/2008/01/050131a.jpg
Desenvolvimento Metodológico:
Envolvimento aproveitando os conhecimentos prévios da turma sobre a História da Educação.Correlação do Ensino em todos os períodos da História brasileira buscando uma análise crítica do período atual.
Observação da imagem:
Momento de interação com a turmaQuais são os personagens do texto visual?Este texto se refere a qual período da história/ a que classe social/a que rede de ensino?Por que o pai da família está tão preocupado?Onde é o lugar da mãe, segundo a charge, isto é, ela está participando das decisões?Você conhece o processo de escolarização de seus familiares?Quais os objetivos da Educação no Brasil hoje?O que mudou na educação no decorrer da história?
Disponível em: Fonte: http://chermontlopolis.files.wordpress.com/2008/03/amancio.jpg
A proxima discussão sugerida é sobre o capitalismo.
Imagem do vídeo Sinopse: Um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?A proposta é assistir e discutir o capitalismo e o processo de globalização apresentado no vídeo, pois neste momento podemos confrontar as idéias iniciais (senso comum) com os conceitos discutidos e construídos durante a teorização.Sugerimos que a turma assista ao vídeo do Meow e participe, discutindo e sugerindo ações coletivas a respeito dos efeitos da mídia, das ideologias na formação da identidade do jovem. Disponível em : http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=811
Vamos estimular a turma a fazer análises, onde poderão ser reforçadas ou reformuladas as posições anteriores, após explorarmos os recursos que aprofundaram nossa discussão. Neste momento o professor perceberá se houve a aprendizagem efetiva, isto é, se o estudante estabelece relação da teoria com a percepção dos fenômenos concretos, reais.O próximo vídeo sugerido apresenta projetos que visam tirar o jovem do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Mostrar a iniciativa da escola Maria Anita, em Salvador, para transformar a comunidade. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action?resourceId=601acessado em 12/12/2008.
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das discussões, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão histórico filosófica.
Autoavaliação
Toda a atividade deve ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Por isso, propomos que os estudantes construam um texto, desde o início das discussões até o final das atividades propostas fazendo uma reflexão sobre sua caminhada conceitual.
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