domingo, 29 de novembro de 2009

Atividade 2 - Análise do texto

Ética do Conhecimento e a Cópia de Trabalhos Escolares
(ou sobre a avaliação acadêmica por meio de trabalhos escolares)


O texto em questão faz uma argumentação acerca dos trabalhos escolares e acadêmicos enquanto instrumentos avaliativos. Ele foi escrito por Davi Marski, formado em Física, apaixonado por Filosofia e Epistemologia da Ciência. O autor não atua na área educacional, mas se sentiu um tanto incomodado ao perceber que a instituição educacional está preparando hábeis copiadores ao invés de bons estudantes. E apesar de trabalhar como Analista de Sistema e Engenheiro de Software, e nas horas vagas, ocupar-se em escalar montanhas, desenvolveu uma crítica acerca da prática da avaliação por meio da elaboração de trabalhos escolares entendendo isto como um problema educacional sério uma vez que envolve a formação dos alunos a nível Fundamental e Médio e ainda a seriedade do nível Superior.

Entendo a preocupação de Marski, pois a prática de copiar-colar existe embora não seja nova. Antes do computador alguns copiavam dos livros e das enciclopédias, os textos a serem entregues ao professor como trabalho escolar ou acadêmico. Sinceramente não vejo muita mudança nesse aspecto. A tecnologia vem facilitar vários procedimentos, inclusive este. O que faz a diferença no trabalho escolar é forma como ele é elaborado pelo professor. Uma elaboração criativa com perguntas instigantes, orientada de forma que obrigue o aluno a ler e pesquisar o assunto, fazendo com que este se torne interessante, transforma-se em um excelente instrumento de avaliação.

Se deixamos de lado esta importante ferramenta de avaliação, sobrarão poucas alternativas, dentre elas as provas, instrumento sobre o qual poucos falam em abolir. Porém, ela também traz controvérsias sobre a aprendizagem. Muitos alunos decoram todo conteúdo e no dia seguinte nem se lembram mais dele. Também podemos dizer das inúmeras estratégias de “cola”. Como o próprio nome já diz, esta estratégia consiste em “COPIAR” a matéria em um papel ou objeto qualquer e depois “COLAR” na prova.

Então, a grande questão que se coloca é o comprometimento do professor ao elaborar atividades que permitam a reflexão, a pesquisa qualitativa, o despertar de curiosidades e o envolvimento do aluno com o conteúdo. Podemos afirmar que avanços pedagógicos apontam para esse fim, porém como tudo na Educação, estão a passos de tartaruga. Acreditamos que os trabalhos escolares são importantes ferramentas de avaliação que precisam ser utilizadas de forma coerente, por profissionais realmente capacitados e comprometidos, dispostos a elaborar trabalhos que incentivem a pesquisa e a leitura, a fim de formar alunos capazes de se relacionarem de forma adequada, com as informações encontradas, tratando-as como fonte de pesquisa e não como instrumento de plágio.

- Por que os alunos copiam e colam os trabalhos escolares?
Os alunos copiam e colam trabalhos escolares porque é mais fácil assim. Existe uma força que impulsiona os indivíduos a seguirem o caminho mais fácil. Junta-se isso com a falta de orientação para a realização de trabalhos culminando no famoso copia-cola. Quem nunca se deparou com a seguinte situação:
Para a próxima aula – pesquisa sobre as drogas
É um modelo de trabalho escolar inadequado pois não orienta o aluno nas suas tarefas, daí ele vai copiar o primeiro texto que ele achar na internet e pronto.

- Isso acontecia antigamente?
Isso sempre aconteceu, porém a tecnologia facilitou ainda mais esse processo. Se antes copiava-se com o lápis ou a caneta, hoje faz-se Ctrl C – Ctrl V. O diferencial é que hoje discute-se mais sobre os trabalhos dados aos alunos sem uma preparação, sem um planejamento que oriente a atividade a ser executada.


- Copiar tem algum valor?
Copiar tem seu valor se for feito de forma adequada. Por exemplo, receitas de culinária e tabela periódica são coisas que o indivíduo, sempre que precisar dessa informação pode consultar. Ele não precisa saber de cabeça, pois significativo será saber a finalidade dessas coisas, ou seja, saber para que serve uma receita ou para que serve uma tabela periódica dos elementos químicos.

- O professor pode mudar isso?
O professor pode mudar isso elaborando atividades criativas que despertem a curiosidade e ao mesmo tempo direcionem a pesquisa, dando ao aluno a oportunidade de fazer um trabalho coerente.

- Como orientar alunos a fazerem uma pesquisa?
Elaborando perguntas sobre o assunto. Indicando sites e livros que contenham o assunto. Limitando os sites a serem pesquisados. Criando uma forma de expor os trabalhos. Fazendo previamente algumas considerações sobre o assunto, etc.

- Como avaliar?
Avaliar a partir de critérios pré-estabelecidos. Os critérios precisam ser elaborados junto com a turma. Se o trabalho contém etapas, elas precisam ser cumpridas, se contém perguntas, precisam ser respondidas, se pede sugestões, precisam ser dadas e assim por diante. A avaliação é um momento importante pois irá denunciar a dedicação do aluno, mas também a orientação do professor.
Elaborado por Fernanda Gerônimo e Viviane Batista

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